Dicas importantes para organizar o setor de limpeza da sua empresa

O departamento de limpeza de uma empresa de qualquer porte e segmento de negócio deve se manter organizado. É preciso planejar corretamente, já que medidas de trabalho assertivas servem para economizar tempo e dinheiro. Além disso, com um cronograma de trabalho, é possível definir prioridades e garantir que um serviço eficiente seja realizado.

A limpeza deve ser feita em todos os ambientes regularmente, já que um espaço higienizado interfere diretamente na qualidade de vida dos colaboradores e pode influenciar, até mesmo, na produção. Manter um ambiente salubre deve ser um compromisso de todas as organizações.

Existem algumas sugestões que podem auxiliar bastante a melhorar o setor de limpeza em um ambiente empresarial. Confira algumas dicas!

Dicas para otimizar os resultados do setor de limpeza

Dica 1 – Estabeleça um cronograma de trabalho

O primeiro passo para melhorar o resultado do setor de limpeza da sua empresa é organizar um cronograma completo, que determine a frequência de higienização em cada departamento da corporação. Ele pode ser bem detalhado, com informações a respeito do responsável pela área e de quanto em quanto tempo deve ser feita a limpeza de um setor determinado (três vezes por semana, por exemplo). Ter controle sobre os serviços é fundamental.

Dica 2 – As tarefas devem ser distribuídas para cada colaborador

Que tal repensar a rotina de trabalho dos colaboradores? Monte uma nova escala com a distribuição dos funcionários responsáveis pela limpeza da firma. Por incrível que pareça, a rotatividade nas funções costuma ser uma excelente alternativa para quem quer obter um melhor desempenho da equipe de trabalho.

Dica 3 – Controle de estoque e produtos para o serviço

Para que a equipe possa trabalhar corretamente, é essencial manter o estoque de materiais de limpeza. A falta de produtos deixa a equipe parada ou, ainda pior, faz a equipe improvisar, comportamento que pode deixar a limpeza bem ineficiente, obrigando a realização do retrabalho.

Dica 4 – Uma rotina de limpeza diferente para cada espaço

Para reordenar a rotina de higienização, é preciso compreender que uma área pode levar mais tempo do que a outra para ficar limpa e cada setor precisa de periodicidades diferentes. Por isso, na hora de distribuir o trabalho da equipe de limpeza para toda a área da empresa, é preciso calcular corretamente as funções, para que os funcionários não fiquem sobrecarregados.

Dica 5 – Vantagens da terceirização do setor de limpeza

Se o setor de limpeza de uma empresa não está trabalhando de maneira eficiente, a terceirização é uma excelente alternativa. Essa é uma sugestão muito assertiva e não poderia ser deixada para trás.

As empresas especializadas em limpeza possuem profissionais treinados, são extremamente organizadas para garantir melhor produtividade aos clientes, trabalham em busca de resultado e executam o serviço de acordo com sistemas próprios de higienização, definitivamente com melhor desempenho.

A terceirização tornou-se uma excelente ferramenta para o ambiente empresarial. Entre os benefícios estão a redução de custos e melhor resultado na limpeza da organização. Quem terceiriza também não precisa se preocupar em contratar e demitir funcionários, fechar folha de pagamento, férias e outras burocracias trabalhistas.

Com o serviço terceirizado para limpeza, as empresas também não precisam organizar cronogramas, controlar estoque de material de limpeza, distribuir tarefas entre a equipe, monitorar e cobrar resultados, entre outras tarefas. Atualmente, a terceirização do setor de limpeza de uma empresa pode ser contratada por valores mais acessíveis, ajustando o orçamento mensal destinado para a área de limpeza.

Solicite aqui para sua empresa um orçamento para serviço de limpeza.

Recent Posts